10 maio, 2012

Tingir tecido - Faça em casa!

Aqui vai o relato da minha primeira aventura a tingir tecidos! Quando era pequena assisti várias vezes a minha mãe e tia a enlouquecer nos tingimentos. Era sessões maravilhosas de horas e horas na nossa varanda. Cores por todos os lados, dedos e mão coloridos por dias e muita, muita sujidade! Tinha sempre pareos, ou melhor dizendo cangas de praia e camisas em linho entre outras sempre únicas, as minhas amiguinhas adoravam, mas só eu tinha! Super mimada... Confesso que assistir era bem mais fácil do que fazer! Especialmente quando tudo aquilo que sujas tens de limpar, e o processo é efectivamente "sujo". Bem, comecei por escolher um tecido fácil, algodão e linho são os mais indicados para quem quer uma cobertura uniforme.


A peça escolhida, uma saída de praia que odiava usar pois por ser branca mal vestia, sujava-a!


Utilizei corante para tecidos em pó pois era o que conhecia, há também liquido.
Atenção às instruções na embalagem. Mas normalmente é água bem quente e pó lá para dentro!


Luvas queridas! Ou dedinhos tingidos por uma semana!
Eu aplique a técnica degradé. Que consiste em mergulhar várias vezes a peça de maneira que se formem camadas diferentes. 1º mergulhei só a ponta; 2º mergulhei até ao meio, por último mergulhei-a até ao topo.
Depois basta deixar secar na vertical e a gravidade faz o resto!
O resultado:

Adeus branco enfadonho!Olá fuschia!


Saída de banho novinha!
Atenção que nas primeiras lavagens a peça que tingir vai deitar tinta de certeza! É aconselhável lavar à parte. O restante da tinta continua activo, pode ser usado mais do que uma vez, basta voltar a aquecer a água.
Boa sorte!